top of page
REMIR (1).png

PSI MARIANE HEIL A. SATO ARRUDA

 

CRP 06/146147

Entendendo suas emoções e pensamentos

Atualizado: 22 de fev. de 2024

“Você controla o seu cérebro, seu cérebro não o controla.” Dra. Caroline Leaf



ree
































Com as situações que vivemos na infância, adolescência e até mesmo hoje como adultos aprendemos crenças sobre nós mesmo, os relacionamentos e o mundo que vivemos.


Todos os dias passam inúmeros pensamentos pela mente. Alguns desses pensamentos são limitantes e acabam influenciando as emoções e comportamentos de uma forma negativa. Entender melhor como eles podem influenciar te auxilia a ter mais consciência de suas ações e emoções. Cada pessoa tem uma forma diferente de interpretar as situações da vida. Em alguns momentos, pode ser que nossa interpretação não esteja 100% de acordo com a realidade, gerando emoções desagradáveis e comportamentos que nos limitam. 


EMOÇÕES

As emoções são uma parte fundamental de quem somos e desempenham um papel importante em nosso corpo e mente. Elas precisam ser reconhecidas e sentidas em cada situação e momento da vida. Em vez de tentar suprimir ou evitar emoções desagradáveis, podemos escolher aceitá-las como parte de nossa experiência atual. Conhecer e compreender nossas emoções nos ajuda a lidar melhor com nosso mundo emocional. Ao invés de fugir delas, podemos abraçar cada sentimento como uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. Quando nos permitimos sentir e compreender nossas emoções, estamos nos capacitando a enfrentar os desafios da vida de forma mais equilibrada e saudável.


PENSAMENTOS

Essas crenças mais profundas que são aprendidas ao longo da vida podem estar enraizadas no subconsciente e podem ser reforçadas pelas próprias atitudes e situações vivenciadas. Essas crenças acabam gerando pensamentos que influenciam nossas emoções e comportamentos.

O caminho para a mudança é trazer essas crenças à consciência, ressignificá-las e desenvolver comportamentos e um estilo de vida que sejam mais saudáveis e funcionais para a pessoa.


“Não é a situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam essa situação.” Aaron T. Beck


As distorções cognitivas são pensamentos que nos limitam, chamamos de distorção, pois rouba ou distorce a realidade, e o seu papel no caminho de amadurecimento emocional é identificar e mudar esses pensamentos para ter um equilíbrio. Como uma habilidade a ser aprendida você pode observar, tomar consciência desses pensamentos, questionar e avaliar, desenvolver realmente um olhar crítico.


Vou te dar um exemplo, vamos supor que você pense com frequência "as pessoas não vão gostar de mim" ou "vou me sair mal na prova", existem situações que isso de fato pode ocorrer, mas o seu papel é filtrar esse pensamento para não permitir que ele controle suas ações e então desenvolver filtros saudáveis, como por exemplo, "mesmo uma pessoa não gostando de mim, não significa que todos não vão gostar" e "mesmo indo mal em uma prova, posso aprender com os erros e buscar melhorar a cada tentativa".


Dificilmente você aprendeu a lidar com as emoções ao longo da vida e desenvolver Inteligência Emocional permite que você aprenda formas mais realistas e saudáveis para sua vida e relações. Saber regular emoções é necessário treino, lembre-se que não é um trabalho de apenas um dia, mas exercícios que devem se tornar hábitos e serem aprimorados com o tempo. Se você deseja aprender a lidar com suas emoções, investir em terapia é um ótimo passo para esse aprendizado.






 
 
 

Comentários


CONTATO

Ficou com alguma dúvida? entre em contato!

Se preferir, fale direto pelo WHATSAPP

  • Instagram
  • Facebook

Obrigado! Mensagem enviada.
bottom of page